O modo de Comando permite a edição e execução de procedimentos SQL. Oferece, também, a possibilidade de salvar e restaurar a área em edição.
O editor possui uma área de edição de 80 colunas e permite rolamento vertical. Os comandos de edição seguem o padrão do N’office e podem ser encontrados no item 5 deste capítulo.
As teclas PgUp e PgDn, no editor, recuperam os vinte últimos comandos executados com sucesso.
Durante a execução de um comando SQL, aparece um asterisco ("EM EXECUÇÃO") piscando na linha superior da tela. Nesta linha são colocadas, também, as mensagens de erro da SQL, quando for o caso.
Ao ser executada um consulta SQL, a resposta aparece em um relatório. Se nada for especificado em contrário, é usado um formulário padrão, onde aparecem as colunas dispostas lado a lado entituladas pelo nome da coluna, se houver, ou pelo conteúdo da cláusula AS do comando SELECT. A opção Formulários permite que seja criado, ativado e desativado outros tipos de relatório.
Ao entrar no modo formulário, para editar um formulário, é necessário indicar seu nome (pode já existir ou não). A seguir são especificadas as características gerais do formulário:
A tecla PgDn permite desviar para o próximo menu sem necessidade de deslocar o cursor até o último item das características gerais.
Estando as características definidas, aparece um novo menu, através do qual pode-se definir, sempre de forma interativa:
Após a edição do formulário este deve ser ativado (Ativa). A partir daí as seleções feitas geram relatórios no formato especificado pelo relatório. Se existe um formulário ativado, a função Ativa mostra o seu nome.
Para desativar o formulário escolha a opção Desativa.
A opção Gera permite gerar em um arquivo o formulário padrão correspondente a um determinado comando SQL de seleção. Para isto deve-se ligar a opção GERA antes da execução do comando. A geração de um formulário padrão pode ser o ponto de partida para a criação de um formulário não padrão.