Acesso SQL aos Bancos OpenBASE
O acesso a uma base OpenBase por comandos SQL é realizado pelo sistema TSQL. Para a sua utilização não é necessário efetuar previamente qualquer alteração ou adaptação nos dados da base.
O TSQL pode operar tanto em modo local como no modo cliente/servidor em que uma aplicação acessa através de comandos SQL uma base que não reside na mesma máquina.
Por ser uma linguagem especializada, a SQL não possui determinadas características das linguagens de programação genérica. Por isso ela deve ser executada no modo interativo ou no modo programável em que comandos SQL são inseridos em programas desenvolvidos em outras linguagens.
No modo interativo, o TSQL oferece os utilitários TSQLwi no WINDOWS ou TSQLI no UNIX.
No modo programável, o TSQL oferece :
Este manual é dirigido a programadores que possuam alguma familiaridade com a linguagem SQL e está estruturado nos seguintes capítulos e apêndices:
Capítulo 1 - Conceitos, que apresenta e descreve alguns conceitos básicos em que a SQL está baseada: esquema (base de dados), transação, concorrência, etc. São apresentados também os diversos níveis do mecanismo de acesso concorrente.
Capítulo 2 - Elementos da linguagem, que contém a descrição dos elementos comuns aos comandos SQL: tipos de dados, expressão, condição de seleção, etc.
Capítulo 3 - Predicados, onde é feita a descrição dos predicados de uma condição de seleção de um comando SQL.
Capítulo 4 - Cláusulas, descreve as cláusulas de um comando SQL.
Capítulo 5 - Comandos, apresenta os comandos da SQL distribuídos em dois grupos. Os comandos de manipulação de dados e de manipulação de esquema.
Capítulo 6 – Interface nativa de programação.
Capítulo 7 – Catálogo SQL, onde são descritas as tabelas do catálogo de uma base de dados que contém informações relevantes para o usuário. Estas tabelas descrevem a estrutura de uma base.
Capítulo 8 - Utilitários, onde são apresentados os diversos utilitários disponíveis no TSQL.
Apêndice 1 - Instalação.
Apêndice 2 - Ativação do servidor TSQL.
Apêndice 3 - Referência a uma base OpenBase, onde são descritos os parâmetros a serem especificados por uma aplicação com comandos SQL para a abertura de uma base.
Apêndice 4 - ODBC, onde é descrito como efetuar uma conexão ODBC com o TSQL.
Apêndice 5 - Configuração, onde são descritos os possíveis parâmetros de configuração como o tamanho da área de ordenação, número do serviço TSQL, etc.
Apêndice 6 - Descrição dos ambientes interativos TSQL e TSQLwi para execução de comandos SQL .
Apêndice 7 – Mensagens de erro