Este capítulo tem como objetivo apresentar a notação usada no manual de referência.
Em todos os tópicos do manual há duas áreas, uma para a descrição da sintaxe e outra para as regras gerais de uso do elemento da linguagem. Em todos os tópicos, há, ainda, uma sentença "Veja também …" que remete o leitor a outros pontos do manual, fortemente relacionados com alguma explicação ali apresentada.
Descreve-se aqui a notação usada para a definição da sintaxe da linguagem. Todos os elementos possuem um nome seguido de dois pontos (:) e de sua definição.
nome_do_elemento : definição
Na definição podem existir nomes definidos a seguir, nomes de outras entradas do manual, palavras reservadas da linguagem em letras maiúsculas, símbolos da linguagem e símbolos da notação.
Os símbolos da notação têm os seguintes significados:
1. Barra vertical ‘|’ significa OU. Deve ser usado o elemento da descrição anterior a barra ou o elemento que segue a barra.
2. Colchetes ‘[]’ significam cláusula opcional. Elementos entre colchetes podem ou não ser colocados na sentença, conforme o caso.
3. Chaves ‘{}’ significam grupamento de elementos. Os elementos entre chaves devem ser lidos, para efeito da notação, como um só elemento.
4. Três pontos ‘…’ significam repetição. Um elemento ou um conjunto deles seguido de três pontos devem ser repetidos uma ou mais vezes.
A partir desta, observa-se que uma lista de um ou mais elementos separada por espaço é representada na forma:
nome_do_elemento…
Uma lista de um ou mais elementos separados por vírgula é representada na forma:
nome_do_elemento [{,nome_de_elemento}…]
Nomes de elementos do tipo ‘identificador_de_…’ são nomes que identificam aquele tipo de elemento e seguem a definição de identificador.
Quando um dos símbolos da notação é também um símbolo da linguagem, o símbolo da linguagem aparece entre aspas (""). Por exemplo: "[" campo "]".
Neste caso o campo não é opcional, deve-se especificar um colchete seguido do valor do campo e seguido de outro colchete.