a) Introdução.
Para poder executar comandos SQL sobre uma base OpenBASE é necessário instalar o servidor TSQL na máquina que contém a base e instalar na máquina cliente os ambientes clientes.
No WINDOWS os ambientes clientes são:
No UNIX são :
b) Instalação propriamente dita dos diversos módulos:
Executar o programa setup.exe. Se o diretório de instalação não for especificado durante a instalação será considerado o diretório c:\SQL OPENBASE. Esta operação também instala os utilitários e os recursos para o desenvolvimento de aplicações em C.
Os arquivos contidos na mídia devem ser copiados para um diretório(/usr/tmp por exemplo). Um dos arquivos é o arquivo insSQL OPENBASE que ativado em modo super-usuário efetua a instalação propriamente dita. No caso de uma reinstalação, a ativação de insSQL OPENBASE com o parâmetro -R abrevia o tempo de instalação. O servidor é instalado no diretório /usr/lib/SQL OPENBASE.
Esta operação também instala os utilitários do sistema incluindo o programa TSQL e os recursos para o desenvolvimento de aplicações em C.
A execução do programa setup.exe instala o programa SQL OPENBASEwi e o ambiente C para o desenvolvimento de aplicações. O diretório pode ser especificado durante a instalação.
Executar o programa setup.exe contido no primeiro disco de instalação. O driver ODBC para o sistema TSQL é representado pela DLL SQL OPENBASE32.dll.
O uso do servidor SQL OPENBASE pressupõe que o OpenBase , na sua versão básica, esteja instalado na máquina servidora.