Anterior Home Page Sumário E-Mail Próximo

Apêndice 2: Ativação do servidor TSQL

A comunicação com o servidor TSQL é baseada no protocolo TCP/IP.

Para que uma ligação cliente/servidor possa ser efetuada é preciso que o programa xsqlserv que se encontra no diretório de instalação do servidor TSQL esteja ativado. No caso do WINDOWS a ativação é realizada com a simples execução do programa. No caso do UNIX a ativação deve ser efetuada em modo super-usuário executando o seguinte comando "nohup /usr/lib/SQL OPENBASE/xsqlserv &" onde /usr/lib/TSQL é o diretório default de instalação. Este comando pode ser inserido em algum arquivo da máquina(por exemplo no LINUX o arquivo /etc/rc.d/rc.local) para ser sempre executado na partida.

Após a ativação é recomendado verificar se o processo xsqlserv está ativo. Se não estiver, o arquivo xsqlserv.log que se encontra no diretório de instalação poderá conter alguma informação sobre o ocorrido.

O número default do serviço oferecido pelo programa xsqlserv é 6010. Se este número estiver sendo utilizado por algum outro serviço, a ativação do xsqlserv não terá sucesso. Neste caso é necessário atribuir um outro número ao serviço de nome TSQLserv. No ambiente UNIX isto é realizado inserindo-se a seguinte linha no arquivo /etc/services: TSQLserv <numserv>/tcp <comentário> onde numserv é um número não utilizado por outro serviço. No ambiente WINDOWS isto pode ser feito de diversas formas. A solução utilizada para o UNIX também se aplica mas nem sempre funciona para toda e qualquer configuração do NT. Neste caso deve-se verificar a documentação relativa aos serviços TCP/IP. Uma outra forma de especificar o número do serviço quando necessário é através do arquivo de configuração do TSQL cuja descrição se encontra no apêndice 5.

O número do serviço deve ser o mesmo para todas as máquinas que utilizam e/ou oferecem o serviço na rede. Desta forma se o número do serviço do servidor TSQL não puder ser 6010, é necessário definir também o novo número em todas as máquinas clientes.

No caso em que a aplicação e a base OpenBase estejam na mesma máquina não é necessário ativar o programa xsqlserv.

Anterior Home Page Sumário E-Mail Próximo