Anterior Home Page Sumário E-Mail Próximo

Apêndice 4: ODBC

Para efetuar uma ou mais conexões ODBC entre uma base OpenBase e uma aplicação é necessário que o servidor TSQL esteja instalado na máquina que contém a base e que o driver ODBC do TSQL(OpenBase TSQL Driver) esteja instalado na máquina da aplicação(Veja o apêndice 1).

Por outro lado, a base deve ser registrada na máquina cliente através a execução do programa administrador de bases ODBC que se encontra no painel de controle do Windows . Neste programa, após a escolha da opção "adicionar" e de selecionar o driver "OpenBase TSQL Driver", uma caixa de diálogo é exibida para o preenchimento dos seguintes campos :

Como descrito no apêndice 3, é a cadeia que define a base propriamente dita assim como certos parâmetros de abertura. Exemplo :

DSN=c:/temp/dic;SEC=10;LEV=senha;

Por motivos de segurança os parâmetros SEC e LEV podem ser omitidos na cadeia. Neste caso, se seus valores não forem do tipo "default" eles deverão ser fornecidos durante a execução da aplicação através a caixa de diálogo que requer a identificação do usuário(nível de acesso) e a passwd(código de segurança) .

Outros parâmetros podem ser especificados e estão documentados no apêndice 3.

É o nome da máquina onde reside a base (Veja arquivo hosts). Se a máquina não for especificada a conexão será local.

No caso de haver algum problema na conexão deve-se verificar se as condições de funcionamento do servidor TSQL descritas no apêndice 2 estão respeitadas.

Anterior Home Page Sumário E-Mail Próximo