Determinadas características de funcionamento do ambiente TSQL podem ser configuradas através a especificação de parâmetros. O TSQL procura a definição dos parâmetros segundo a ordem de prioridades definidas a seguir:
Em um arquivo cada definição de parâmetro deve ocupar uma linha.
Parâmetros que podem ser definidos :
SQL OPENBASEPATH=<diretório de instalação>
Não implementado.
SQL OPENBASEPORT=<número do serviço SQL OPENBASE>
Se for atribuído algum nome á SQL OPENBASEPORT , este número se sobreporá ao número default(6010) e á qualquer número que tiver sido atribuído ao serviço SQL OPENBASEserv no arquivo /etc/services. O mesmo número deve ser utilizado no servidor e nos clientes.
SQL OPENBASEMEMSM=<tamanho da área de sort em kbytes>
O tamanho da área de sort pode ser aumentado no caso em que uma consulta com a cláusula GROUP BY ou ORDER BY não tiver um desempenho satisfatório.
SQL OPENBASETIMEOUT=<número de segundos>
Define o intervalo máximo em segundos que uma conexão pode permanecer aberta sem que haja qualquer troca de informações entre a aplicação e o servidor. Após o intervalo a comunicação é fechada pelo servidor. O intervalo default é de 3600 segundos.
XSQLTRACE= S | N
IMPNODOS = S
Quando é atribuído o caracter S ao parâmetro XSQLTRACE e o caracter C ao parâmetro IMPNODOS, o TSQL grava no arquivo xsqlserv.trace do diretório de instalação as informações sobre a estratégia adotada por ele para a execução dos comandos SQL. Estas informações são utilizadas pelo suporte para avaliação da qualidade da otimização dos comandos SQL.